Cursistas: Célia Alves, Claudia Bernardo, Margarida Pacheco
terça-feira, 26 de junho de 2012
sábado, 9 de junho de 2012
ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE AULA
ATIVIDADE 3.3
Instituição: CEI Alexandre Ayub
Autoras: Célia Alves
Claudia Bernardo
Margarida Pacheco
Estrutura Curricular:
Nível de Ensino: Educação Infantil
Componente Curricular:
- Linguagem Oral e Escrita
- Matemática
- Natureza e Sociedade
- Artes
- Movimento
Tema:
Leitura e Escrita
Dados da Aula
Título: História de João e Maria
Objetivos:
- Incentivar a leitura e a escrita;
- Promover o hábito de leitura;
- Promover a socialização;
- Desenvolver a criatividade e a imaginação;
- Desenvolver conceito matemático;
- Estabelecer a relação entre a história a vida dos alunos;
- Explorar possibilidades dos gestos e movimentos corporais.
Duração:
7 dias aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor:
É importante propiciar aos alunos o acesso aos materias de literatura infantil, para que as crianças foleam os livros e recontam o que estão vendo, despertando assim a sensibilidade da leitura e da escrita.
Palavra Chave: aluno, leitura, escrita
Estratégias:
1º momento- disponibilizar livros para as crianças folearem e lerem do jeitinho deles, em seguida o professor conta a história do livro escolhido investigando as crianças com perguntas. Depois confeccionar a 1º folha do livrinho de João e Maria.
2º momento- reconto da história feita por alunos escolhidos naquele dia em seguida recebem a 2º folha do livrinho para pintarem a cena e a folha da atividade da palavra cruzada para preencherem com o nome dos personagens.
3º momento- reconto da história por outros alunos e conversa informal sobre a atitude da familia de João e Maria, pintar a 3º e 4º folha do livrinho.
4º momento - reconto da história pelo restante da turma e em seguida destacar o tipo de moradia que aparecem na história, depois pedir que desenhem a casa deles e pintem a 5º folha do livrinho.
5º momento - história contada pelo professor e fazer a atividade de contar os doces formando conjuntos, distribuí a 6º folha do livro para pintarem.
6º momento - confeccionar os fantoches de dedos para fazerem o reconto em grupo, pintar a última folha do livro e o desenho da capa.
7º momento - dramatização da história que eles já ensaiaram no decorrer do projeto.
Recursos educacionais:
- livros de histórias
- fantoche
- lápis
- papel chamex
- CD
- DVD
- televisão
- aparelho de som
- câmera digital ou aparelho de celular
Avaliação:
A avaliação será durante o projeto, registrando as observações para detectar nas crianças o interesse pelo ato de ler e escrever.
Referências Bibiográficas:
O DIA-A-DIA DO PROFESSOR -Gerusa Rodrigues Pinto e Regina Célia Villaça Lima
Baú do Professor - volume 4
Viagem pelo Saber projetos com histórias
Portal do Professor
Instituição: CEI Alexandre Ayub
Autoras: Célia Alves
Claudia Bernardo
Margarida Pacheco
Estrutura Curricular:
Nível de Ensino: Educação Infantil
Componente Curricular:
- Linguagem Oral e Escrita
- Matemática
- Natureza e Sociedade
- Artes
- Movimento
Tema:
Leitura e Escrita
Dados da Aula
Título: História de João e Maria
Objetivos:
- Incentivar a leitura e a escrita;
- Promover o hábito de leitura;
- Promover a socialização;
- Desenvolver a criatividade e a imaginação;
- Desenvolver conceito matemático;
- Estabelecer a relação entre a história a vida dos alunos;
- Explorar possibilidades dos gestos e movimentos corporais.
Duração:
7 dias aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor:
É importante propiciar aos alunos o acesso aos materias de literatura infantil, para que as crianças foleam os livros e recontam o que estão vendo, despertando assim a sensibilidade da leitura e da escrita.
Palavra Chave: aluno, leitura, escrita
Estratégias:
1º momento- disponibilizar livros para as crianças folearem e lerem do jeitinho deles, em seguida o professor conta a história do livro escolhido investigando as crianças com perguntas. Depois confeccionar a 1º folha do livrinho de João e Maria.
2º momento- reconto da história feita por alunos escolhidos naquele dia em seguida recebem a 2º folha do livrinho para pintarem a cena e a folha da atividade da palavra cruzada para preencherem com o nome dos personagens.
3º momento- reconto da história por outros alunos e conversa informal sobre a atitude da familia de João e Maria, pintar a 3º e 4º folha do livrinho.
4º momento - reconto da história pelo restante da turma e em seguida destacar o tipo de moradia que aparecem na história, depois pedir que desenhem a casa deles e pintem a 5º folha do livrinho.
5º momento - história contada pelo professor e fazer a atividade de contar os doces formando conjuntos, distribuí a 6º folha do livro para pintarem.
6º momento - confeccionar os fantoches de dedos para fazerem o reconto em grupo, pintar a última folha do livro e o desenho da capa.
7º momento - dramatização da história que eles já ensaiaram no decorrer do projeto.
Recursos educacionais:
- livros de histórias
- fantoche
- lápis
- papel chamex
- CD
- DVD
- televisão
- aparelho de som
- câmera digital ou aparelho de celular
Avaliação:
A avaliação será durante o projeto, registrando as observações para detectar nas crianças o interesse pelo ato de ler e escrever.
Referências Bibiográficas:
O DIA-A-DIA DO PROFESSOR -Gerusa Rodrigues Pinto e Regina Célia Villaça Lima
Baú do Professor - volume 4
Viagem pelo Saber projetos com histórias
Portal do Professor
quinta-feira, 7 de junho de 2012
ESBOÇO
ATIVIDADE 3.2
CURSISTAS: Célia Alves, Claudia Bernardo, Margarida Pacheco
Fizemos uma proposta aos alunos para escolher o tema do projeto, colocamos em votação algums temas que estamos trabalhando e o que pretendemos trahalhar neste semestre( família, festa junina e literatura infantil).
Os alunos escolheram a literatura infantil e pediu para trabalhar a leitura, pois estão desejosos em aprender a ler e escrever para ampliar ainda mais o conhecimento e a importância da leitura e escrita para nossas vidas.
CURSISTAS: Célia Alves, Claudia Bernardo, Margarida Pacheco
Fizemos uma proposta aos alunos para escolher o tema do projeto, colocamos em votação algums temas que estamos trabalhando e o que pretendemos trahalhar neste semestre( família, festa junina e literatura infantil).
Os alunos escolheram a literatura infantil e pediu para trabalhar a leitura, pois estão desejosos em aprender a ler e escrever para ampliar ainda mais o conhecimento e a importância da leitura e escrita para nossas vidas.
Assinar:
Postagens (Atom)